"Tudo eu, tudo eu..."

By Stênio Andrade

http://jovem.ig.com.br/imagens/70/70/70/6157360.irmao_224_299.jpg

O seu irmão mais novo fica contente por receber agrados dos seus pais e, em todas as brigas, é você que leva a culpa? Ser o caçulinha da família pode, sim, garantir algumas regalias e é normal que os mais velhos se tornem mais ciumentos por conta da entrada de novos membros na família.
Como os pais são marinheiros de primeira viagem, é muito comum que o primogênito exerça o papel de cobaia, seja mais cobrado e, então, fiquem mais responsáveis e tenham mais autonomia pela vontade de se sentirem úteis e queridos. Quando chega um bebê na família, ele pode perder certos mimos, o que leva a uma possível regressão ou até ao perfeccionismo. “Também é possível que o primogênito se posicione como um adulto em miniatura para chamar atenção ou se torne dependente, sem iniciativa, nem autonomia”, assegura a psicóloga clínica Juliana Paganelli. A solução para esse problema é um ambiente de diálogo, afeto e aceitação das diferenças. “Não se deve estimular a competição e a comparação entre os filhos”, adiciona.
Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts confirma os dizeres da especialista ao mostrar que a ordem de nascimento dos irmãos pode, sim, alterar a personalidade, o que torna o mais velho mais obediente e conservador, e o caçula, evidentemente, mais relaxado, mimado e paparicado.
Segundo a pesquisa formulada pelo site Netmums.com, com quase dez mil mães, os filhos mais velhos têm aproximadamente o dobro de probabilidade de enfrentar pressão dos pais para um bom desempenho na escola, tanto que 35% das mães disseram que o primeiro filho seria o melhor aluno em relação aos do meio (6%) e aos mais novos (15%). “Meu irmão, que tem 15 anos, já foi reprovado no colégio e não aconteceu nada, mas se eu perdesse alguma média, meu castigo era um mês sem computador e sem jogar bola”, lamenta Ciro de Oliveira, 18 anos.
Mas quem disse que as vantagens não existem? “Eu posso pegar o carro, viajar e ir a festas que ele não pode ir e depois jogar na cara só para provocá-lo”, completa. Além disso, uma pesquisa feita, na Noruega, com 241 mil jovens, apontou uma vantagem considerável de 2,3 pontos no Q.I. (Quoficiente de Inteligência) nos primogênitos. Se você foi o primeiro tesouro dos seus pais, já pode sair espalhando a notícia no almoço de domingo da família! Quem sabe eles param de mimar tanto o seu irmão? Você é mais responsável, mais obediente, mais inteligente e também o mais alto. É, isso mesmo, mais alto! Duvida?
Caso você seja do sexo masculino, provavelmente vai diminuir o crescimento dos seus próximos irmãos, de acordo com o estudo divulgado na Grã-Bretanha pela Universidade College of London, nos anos 90, com crianças de 14 mil famílias. A altura e vários outros critérios foram levados em consideração até se concluir que crianças com três irmãos podem ter até 2,5 cm a menos. Se seu irmão mais novo for mais alto, você é a exceção!
As notícias boas não param por aí: a mesma análise afirma que se você é o mais velho, possivelmente os responsáveis pela sua chegada ao mundo destinaram muito tempo, dinheiro, amor e todos esses recursos, além de paciência. Isso significa que você teve muito mais! E antes de reclamar que seus pais estão dando muita bola para o seu irmãozinho, pense que muita gente gostaria de estar no seu lugar. Isabella Vasconcelos Theotonio veio de uma família com cinco filhos, sendo ela a segunda; a mais velha tem 22 anos e a caçula, 1 aninho. Aos 13, ela conta que gostaria de ser a mais velha para ajudar na criação das outras. “Com o começo da adolescência, vêm o primeiro amor, o namoro e vários problemas, então eu poderia dar dicas, ajudá-las nas horas difíceis e ser a melhor amiga”, finaliza.
Você é o primogênito? Gostaria de ser o mais velho?

 
Top ↑