Telômeros e dicas de como manter-se jovem por mais tempo!

By W.A

Telômeros e o envelhecimento celular

A divisão celular envolve uma série de fenômenos que orbitam, em suma, o próprio fenômeno da replicação de uma molécula de DNA. Ocorre que a DNA polimerase não consegue replicar completamente uma molécula de DNA de forma linear - há um "erro" estatisticamente previsível principalmente nas extremidades cromossomiais e grande potencial de re-replicação. Isto levou à evolução de sequências de DNA especiais, chamadas de Telômeros. Estas repetições especiais ou sequências especiais de nucleotídeos são encontradas nas extremidades dos cromossomos eucarióticos. Os telômeros são necessários para controlar a potencial re-replicação das extremidades dos cromossomos. Telômeros são sintetizados a partir de uma enzima denominada Telomerase. A telomerase estende a sequência do telômero, utilizando um molde de RNA que é parte da própria enzima. A telomerase mantém o comprimento do telômero, o número destas repetições especiais de nucleotídeos, durante a vida embrionária. A telomerase está presente exclusivamente nas células tronco-progenitoras, não sendo mais encontrada nas células somáticas. Contínuas e progressivas reduções no número destas repetições especiais de nucleotídeos um "encurtamento" dos telômeros é observado ao longo da vida celular no indivíduo adulto. A senescência celular está estreitamente relacionada à progressiva redução no número destas repetições, na dificuldade em se manter o comprimento dos telômeros. A ausência destas sequências nucleotídicas especiais representa grande risco para o organismo e são assim determinantes para o início da chamada via de morte celular ou apoptose. Poder-se-ia afirmar que o comprimento dos telômeros representaria o "relógio da vida" celular.
Quando mais jovem é a célula, maior é o número de sequências especiais teloméricas e maior número de replicações podem ser estimadas antes que tal célula conheça o caminho apoptótico. A obtenção de células tronco do indíviduo jovem, particularmente do sangue do cordão umbilical, apresenta a vantagem de se estar armazenando uma reserva biológica de células com suas estruturas teloméricas ainda próximas daquelas do regime embrionário."
O organismo responde ativamente aos estímulos do seu meio adaptando-se rapidamente a novas circunstâncias. Os componentes fundamentais da célula, como o DNA, proteínas e lipídio são protegidos, para que todo o funcionamento seja garantido. Quando o sistema que mantém a homeostase celular entra em declínio,inicia-se o processo de envelhecimento, ocorrendo envelhecimento da codificação do DNA, tereioração progressiva na síntese de proteínas e também de outras macromoléculas. Várias teorias tentam explicar as causas do envelhecimento, como a teoria genética, telomérica, imunológica do envelhecimento e também da ação dos radicais livres. Os radicais livres atuam no processo de envelhecimento, pois atingem direta e constantemente células e tecidos, que possuem ação acumulativa. Se, no organismo, ocorre um desequilíbrio entre os agentes oxidantes e pró-oxidantes, ocorre um acúmulo de radicais livres, levando a célula à morte. O envelhecimento é um processo deteriorativo progressivo e irreversível, havendo uma grande probabilidade de morte seja não só de uma célula, como do tecido, do órgão ou até mesmo de um indivíduo.

Dicas de como preservar os seus telômeros e "dar um chega pra lá no envelhecimento".

Permaneça magra(o)
As pessoas obesas têm telómeros mais curtos que as magras. Mas há esperança pois os obesos que perdem peso vêm os telómeros alongar-se; quanto mais massa gorda se perde maior é o alongamento dos telómeros.
Pratique Exercício físico
Um estudo com 2401 participantes demonstrou quanto mais exercício físico as pessoas praticam, mais se alongam os seus telómeros. Isto vem mostrar o interesse da actividade física regular para prevenir o envelhecimento.
Diminuir o stress oxidativo e a inflamação silenciosa

O stress oxidativo está relacionado com as agressões por radicais livres de oxigénio às membranas celulares e aos organelos das células. Estes radicais são exacerbados pelo fumo, sol, poluição, álcool, abuso de medicamentos, exposição aos pesticidas e a metais pesados. O stress oxidativo acompanha-se sempre de inflamação ! As pessoas com maior stress oxidativo e inflamação são as que têm os telómeros mais curtos. De notar que as substâncias naturais como o açafrão, as vitaminas C e E, o selénio e o zinco diminuem estas reacções aumentando o comprimento dos telómeros.
Vitamina D
Segundo um estudo em 2160 mulheres entre os 18 e os 79 anos, as que tinham os níveis mais elevados de vitamina D eram as que tinham os telómeros mais longos, equivalendo a menos 5 anos de envelhecimento celular.
Folatos (vitamina B9)
Os folatos (vitamina B9) fornecem substâncias apelidadas de grupos metilo os quais servem de percursores às bases azotadas que entram na composição do ADN e dos telómeros. Um estudo acaba de demonstrar que as pessoas com taxas elevadas de folatos têm telómeros mais longos. Encontramos esta vitamina nos espinafres, na couve, e nos espargos entre outros.
Suplementação com multivitaminas
Segundo um estudo publicado em Junho 2009 com 586 mulheres entre os 35 e 74 anos, as que consumiam mais vitaminas tinham em média mais 5.1% de comprimento nos telómeros.
Reencontre o equilibrio
O comprimento dos telómeros tem sido associado, em diversos estudos, ao stress crónico e à depressão. Segundo a laureada Dr.ª Elizabeth Blackburn, certas formas de meditação podem evitar os efeitos do stress e controlar os níveis de cortisol e insulina. Vida Sã
Finalmente, um estilo de vida sã, que compreenda um regime rico em legumes e frutos, uma actividade física regular, a prática de relaxamento, ioga ou meditação está associado a maiores telómeros, em todos os estudos.


 
Top ↑